O Regresso

Pois é malta, regressei.
Depois de uma enorme licença sabática eis que o melhor bloguista chalaceiro de todo o universo semperrisiano, regressa em grande para vos azucrinar a cabeça e também para vos manter atentos e com a bitola aberta (não é comentário de índole sexual...).
Durante o meu retiro espiritual aconteceram modificações, inovações, eleições, explosões e outras coisas acabadas em ões..., e aquela que mais me fascinou foi sem dúvida o registo do Ferro ST, um sonho antigo que alguns dos nossos moirais reclamavam.
No entanto persistem-me algumas dúvidas:
  • Será bom ou mau haver por aí garupas marcadas com o ST?
  • Quem são o ferradores oficiais?
  • Como se combate a contrafacção do Ferro ("...ah e tal eu sou da tuna..." não pode jamais acontecer!!!)?
  • É para ter efeitos retroactivos?? Se assim for o refugo é mais que muito e o material para abate já não tem o valor que outrora teve.
  • Haverá selecção genética? Devia haver, nem que seja para manter a classe.
  • Quando é a próxima ferra??
  • Já existe registo no SNIRB (Sistema Nacional de Identificação e Registo Bovino)?

Agradecia que me respondessem...ou não!!!!!!

Cumprimentos e PNN.

Prometo não me desleixar tanto nem passar tanto tempo sem postar...

I'M BACK!!!!!!!!

4 sentenças:

Daniela disse...

mal posso esperar pela apresentação dos semper risus no fital :D

Conde disse...

Caro gibbs, em relação às respostas sobre o ferro, vou fazer o possível para o elucidar sobre o actual estado da situação do sistema de identificação.
As garupas serão marcadas a tinta invisivel e será fornecido a todos os ST um porta-chaves com a respectiva luz para a realizar a leitura do ferro.
O ferrador oficial é o Magister, após a rês cumprir todos os requisitos e ter realizado o ritual de pré-marcação, o Magister é informado, avalia a situação e aponta no livro de contas e de registo. Só estando nos registos é que é válido, todos os membros da tuna estão devidamente identificados não havendo risco de contrafacção. Todos os indivíduos com ferro oficial terão de passar por uma reavaliação periódica para ser revalidado o registo ou então perde o ferro e todas as possíveis vantagens que este acarretava (menos as desvantagens).Quando não é realizada a reavaliação ou esta tem um resultado negativo a rês pode ser recolcada no mercado ou enviada directamente para o refugo.
Em termos de selecção é mais complicado, pois muitos dos nossos trovadores ganaderos têm momentos de fraqueza e de precipitação, por isso fazemos sempre o possível para estar presente um técnico competente da nossa SGPS para dizer "ó ... isso é um homem...". Para terminar, ainda não temos agenda definida para as ferras, quando se reune um número consideravel esta é realizada.
Espero que tenha respondido de forma conviniente às suas dúvidas.
Saudinha!

Fiscal disse...

Faça-se notar ainda que existe a ferração privada, dirigida a gado rachado.
Motivo de orgulho, certamente desencadeará uma saudável competição entre esta raça, de moda a colecionarem ferrações por entre os seus gluteos...

Anónimo disse...

Está aberta também a caça ao gado da argentina e brasil por esse país fora!?

top